sexta-feira, 30 de maio de 2008

Alerta de risco na saúde!

Sabia que se for fazer exames complementares de diagnóstico (análises clínicas, radiografias, tac's, ecg's entre outros) pode e deve pedir a identificação ao técnico? A identificação consiste num cartão, também chamado de cédula profissional, e é emitido pela ACSS, organismo nacional que regula os profissionais desta área.

Pois é, para realizar esse tipo de exames é necessário um técnico qualificado, coisa que temos em Portugal, pena que muitos estejam no desemprego, pois muitas clínicas e laboratórios privados preferem apostar em mão-de-obra barata, contratam pessoas com 12º, ou com qualquer outra formação não adequada violando a lei (Decreto-Lei nº 320/99, de 11 de Agosto bem como o Decreto-Lei 111/2004 de 12 de Maio de 2004) e colocando em causa a saúde dos cidadãos! Existem muitas destas pessoas a trabalhar e que não possuem qualquer habilitação nem conhecimento de áreas do foro clínico altamente especializadas que requerem cursos superiores.

Quem fica a ganhar com isto são várias entidades donas de várias clínicas e laboratórios, uns mais conhecidos que outros, pois metem ao bolso o dinheiro do bom ou mau diagnostico do utente, bem como rendimentos extra que não pagam por terem alguém a ganhar o ordenado mínimo.

Os sindicatos há muito que já se queixam disto mas a Inspecção Geral das Actividades de Saúde continua a fazer orelhas moucas...

Já quantos de vocês terão sido vitimas de maus diagnósticos por exames complementares estarem errados ou terem sido mal realizados? Muitos e outros nunca saberão!

A negligência médica e a usurpação de funções ainda constituem crimes na lei portuguesa e não há nada mais precioso que a nossa saúde! Portanto não seja conivente com esta situação denuncie sempre todas estas situações pois as coisas só mudam quando houver queixas suficientes.

A sua denuncia pode ser apresentada junto do IGAS (Inspecção Geral das Actividades de Saúde), ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho) ou na policia local (PSP ou GNR).

Faça circular a mensagem para que no futuro todos possamos beneficiar duma saúde melhor, através de técnicos qualificados e reconhecidos pelo Estado.

1 comentário:

Hamleikah disse...

Concordo plenamente, até porque sou técnica de análises (licenciada!)com bastante experiência e fico danada porque trabalho num laboratório com pessoas que só tem o 9º ano. E tentar explicar aquelas senhoras o porquê de carregar ali e fazer isto e aquilo... ficam com inveja e "fazem-nos a caminha" com uma pinta que nem imaginam!
É revoltante!!! Revoltante! Para que tirei eu um curso superior?!?!
Para quê estarmos atentos ás notícias científicas e pesquisar todos os dias novos assuntos??
Para quê?