segunda-feira, 19 de maio de 2008

Configuração do Xubuntu


Este tutorial parte do principio que já possuem o sistema operativo instalado e é valido para todas as versões.

A primeira coisa que vai aparecer será um aviso caso o xubuntu detecte a vossa placa gráfica, portanto será só necessário activar a gráfica e reiniciar, o aviso voltará aparecer mas depois é so fechar.

O passo seguinte é activar mais repositórios ou seja alargar a base de programas a que se tem acesso. Para isso basta ir a Applications/System/Software
Sources. Estando aí basta activar tudo excepto as "actualizações pré-lançadas", na ultima pala poderão activar as estatisticas de software (isto é um mecanismo que divulga à equipa da Canonical o software que usam no computador, portanto para os maníacos da privacidade o melhor será não activar esta opção). Findo isto em principio deverá aparecer uma opção em que pergunta se deverá o sistema reler os repositórios ou não para se actualizar, portanto é só escolher a opção "reler".

Seguidamente é necessário adicionar o repositório medibuntu bastanto para isso seguir este tutorial, tendo atenção à respectiva versão: https://help.ubuntu.com/community/Medibuntu

A seguir deves ir ao Applications/System/Synaptic, clicas em recarregar, mas em principio deve aparecer o aviso a pedir para reler os repositórios.Vais então procurar por xubuntu-restricted-extras que instalará o suporte para mp3, video, java, flash etc. Depois procurar o pacote w32codecs para instalar os codecs de video e procurar pelo pacote VLC bem como o mozilla-plugin-vlc (para reproduzir embeded video, remover o mplayer-mozilla caso esteja instalado). Procuras ainda ver os programas que não te interessam ter instalados e instalar o que te interessa. Como o caso do amsn, caso sejas fã do messenger. (lembra-te de configurar depois as preferencias do browser no amsn para abrires links)
Não te esqueças de confirmar se tens as fontes da m$ instaladas, basta para isso ires ao synaptic e procurares por msttcorefonts e ttf-xfree86-nonfree (esta ultima nunca activei, é provavel que já esteja activa, mas terei que confirmar...)

Finalmente instalas todas as actualizações e reinicias.

Podes ainda tornar o firefox mais rápido basta para isso depois procurares tutoriais no www.ubuntuforums.org

Ficas então com um sistema pronto a usar para a maioria das actividades domésticas.

Sem comentários: