domingo, 23 de agosto de 2009

Melhore o seu currículo sem sair de casa

O ensino é cada vez mais caro e em alguns casos o acesso não depende unicamente da componente financeira, mas também dos requisitos mínimos de acesso, vagas disponíveis, localização da escola, transportes ou outras barreiras como por exemplo a social.

A vantagem de ter um bom curriculum é óbvia, mas sobretudo mais vantajoso é ter os conhecimentos, de nada vale inventar informação e para concorrer para certos empregos torna-se mais fácil poder ter conhecimentos para omitir do que não saber nada na realidade.

Muita gente já sonhou ter o emprego X ou Y mas lamenta-se de não poder concorrer pelos motivos acima mencionados ou outros. Pois bem é possivel obter os conhecimentos sem sair de casa, basta ter vontade de estudar!
É claro que muitas profissões requerem um titulo atribuído por uma entidade oficial como é o caso das engenharias, medicina, psicologia entre outras carreiras reguladas. Contudo nem todas as profissões estão reguladas e nessas há uma hipótese de poder entrar.
Por outro lado como se costuma dizer, «quem corre por gosto não cansa» se gostam mesmo duma área são livres de estudar ou de saberem o quanto quiserem sobre a mesma e esse conhecimento vai pesar no currículo.

No que toca a áreas de carácter mais teórico a Internet e as bibliotecas são excelentes fontes de informação, é preciso é ter paciência para ler e criar apontamentos ou sebentas. Não faltam ebooks gratuitos sobre os mais variados temas muitos deles usados nas universidades e aconselhados ao longo dos mais diversos cursos.

A prática em algumas áreas poderá ser difícil mas na informática sem duvida que será a mais fácil uma vez que em termos de programação o que não faltam são programas para tal disponíveis na web.

Não desistam dos vossos sonhos, pois uma coisa é ter um titulo outra é ter os conhecimentos! ;)

No currículo poderão sempre adicionar o vosso «know-how» a quando de qualquer candidatura o que irá pesar em muito na escolha final.

Portanto organizem o vosso tempo, umas horas de estudo, consultem os mais diversos planos de estudo universitários nacionais e internacionais, façam o vosso plano e comecem a estudar. No final vão ver que se sentem um pouco mais realizados. :)
Nunca se esqueçam também de contactar alunos e formados nas mais diversas áreas que vos suscitam interesse para irem acompanhando os conteúdos que são dados, bem como trocarem experiências.

Sem comentários: